Amigos atiradores de Tiro prático

Bom dia amigos atiradores!

Resolvi explicar as categorias básicas de handgun da IPSC com umas comparações baseadas nas corridas de carro mais populares no Brasil.

REVÓLVER – desculpem, mas é auto-explicativa.
20110911-104805.jpg

Este está equipado com o sistema de “estrela”.

PRODUCTION – pistola semi-automática de dupla ação com um número bastante limitado de modificações. Eu faço a comparação com um carro de Copa Clio. É um carro de rua com um ligeiro aumento de potência e com upgrades de segurança, mas ainda seria bom para ser usado no dia-a-dia. A arma usada na production é facilmente “usável” por pessoas habilitadas como arma de porte/serviço – por isso a Divisão Production é a mais popular entre os agentes da Policia Federal e suas Glocks brasonadas. Temos como grande representante brasileiro no mundial o Ishihara entre outros grandes atiradores ponteiros.
20110911-105028.jpg

Meu sonho de consumo – e minha companheira de esporte! Glock G22.

STANDARD – pistola semi-automática de ação simples com um número bem grande de modificações, mas deve obrigatóriamente respeitar um máximo de dimensões. Estas dimensões máximas são controladas colocando-se a arma dentro de uma caixa onde a arma deve entrar por completo, o não cumprimento desta restrição leva a arma à categoria Open. Também não é permitido o uso de nenhum tipo de mira ótica. Eu comparo esta categoria às corridas de Stock Car. Um carro com a casca de um carro de rua que na verdade tem o interior totalmente modificado e que não poderia ser usado no dia-a-dia de maneira alguma! Uma arma da Divisão Standard, normalmente no Brasil, é derivada de uma Imbel 1911 que sofre um número incontável de modificações e chega a ter seu valor quintuplicado por conta delas. Esta arma, por conta de suas modificações, gatilho absurdamente aliviado e comandos extendidos não poderia jamais ser utilizada em serviço. Temos grandes representantes no Brasil o Jaime (campeão absoluto deste ano), entre outros e o Nosso representante Alfa Team que também vai fazer parte da seleção brasileira na Grécia o Henrique Abdul!
20110911-105109.jpg

Sti Apeiro – quase uma unanimidade – tem pelo menos 6 meses de fila na fábrica!

OPEN – em homenagem ao Sebastian Vettel (peço desculpes se errei a grafia!) é, com certeza absoluta, um legítimo fórmula 1!!!
Pode-se dizer que é uma arma, basicamente por disparar projéteis, mas é totalmente modificada em relação a uma arma dita normal. Tem compensador de gases, mira holográfica, carregadores com até 26 munições e não precisa respeitar as medidas da “caixa”. Como um F1 não pode andar na rua nem pra ir de um autódromo para o outro… É uma peça de uso exclusivo para o esporte do tiro. Da categoria OPEN saem os resultados mais impressionantes da IPSC. Por exemplo o resultado de 500 pontos (dos 500 possíveis) com quase 50x (dos 50 possíveis) em uma prova de Saque Rápido conquistado pelo campeão absoluto, de tudo que disputou no Brasil, Jaime Saldanha Jr. Na Open os Deltas são recebidos com pesar de Miss e 0,1s separa os homens dos meninos. Hoje o nome a ser batido nesta cateoria é o “meu primo” por assim dizer João Carlos Stevenson Carvalho que mesmo saindo agora do rótulo de Júnior já é um “monstro” do tiro prático e que também vai dar muito trabalho na Grécia este ano!
20110911-105200.jpg

Sti Grand Master – sonho de consumo de muitos atiradores da Open

Bom, já escrevi demais! Vou pedalar… Bom domigo a todos!!!

Espero que tenham gostado da pequena explicação…

Giovanni Carvalho e Callegaro

Advertisements

Comments on: "Bê-A-Bá, bem básico, das categorias de handgun da IPSC" (1)

  1. joão gilmar said:

    Fiz o curso básico de IPSC na PROPOINT com o JC Stevenson. Vale a pena. O moleque é fera.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: